Pansexualidade: O que é? O Ponto Iris conta a sua Perspectiva

Sharing is caring!

Pansexualidade

Alguns de vocês já devem ter ouvido sobre pansexualidade, e alguns talvez não.

Aqui está uma definição do site Stop Homofobia:

Definição Pansexualidade: os pansexuais têm a capacidade de atração por outros independentemente da sua identidade de gênero ou sexo biológico. Um pansexual pode sentir-se atraído por alguém que se identifique como masculino, feminino, transgénero, intersexual ou genderqueer.

Ouvi esta palavra há cerca de 3 anos. Estava a trabalhar num bar em Camden, Londres, e comecei a conversar com um cliente. Ele era transgénero, e pansexual. Descreveu o que sentia, e sua jornada para a auto descoberta que o levou ao caminho da pansexualidade.

Era algo novo, que nunca tinha ouvido falar. Estava com curiosidade de entender o que é ser um pansexual.

Sentir atração que vai além, da identidade de género ou sexo biológico, foi algo incrível, e a explicação que ele deu, a maneira como falou sobre isso, fez muito sentido.

Pansexualidade não é bisexualidade.

Ambos fluem entre sexos e géneros, mas a bissexualidade tende a fluir entre os gêneros feminino e masculino. A pansexualidade vai um pouco mais longe e abraça atração para com intersex, transgénero, etc.

Os dois conceitos não se excluem, e têm pontos em comum, mas devemos respeitar quando uma pessoa se assume como pansexual, e aceitá-la sem tentar encaixá-la no rótulo bissexual. O mesmo acontece com pessoas bissexuais.

Especialmente na comunidade LGBTQIA +, a abertura deve ser maior e mais compreensiva. Existem inúmeros estigmas sobre ser diferente do que a sociedade descreve como a norma. Assim, relacionado com esta tema, e outros, esta comunidade deve ser o mais inclusiva possível. E tem provado dia após dia, que o é.

Pansexuais e bissexuais não estão confusos. Simplesmente temos que alargar as nossas mentes para abraçar mais e mais conceitos que apareçam. Se fizermos isso de forma proactiva, o resultado será uma sociedade mais inclusiva sobre as noções do que é ser humano.

2 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *