Preciso da tua opiniao

Ser gay em Portugal e discriminado pelo corpo

Sharing is caring!

Discriminação estética no mundo gay em Portugal

Este assunto é mais comum do que parece mas ainda hoje não entra na cabeça de muitas pessoas.
Cada vez mais reparo que o mundo gay segue as tendências da “moda” (coisa que para mim não faz sentido). Todos sonham ter corpos de Deuses Gregos ou terem namorados com corpo definido. Isto que vou dizer resume-se só a 2 coisas. Sexo e aparências.
Conheci um rapaz numa noite com um corpo que muitos gostavam de ter. Tudo bem trabalhado, sem ser em excesso. Começamos a sair como amigos e cada vez mais a estarmos próximos (pensava eu) um do outro. Até que um dia fomos para a cama brincar e… aí descambou tudo. Quando me viu quase nu, arranjou imediatamente desculpas para  se ir embora. Mais tarde disse que era feio por não ter corpo definido.
Fiquei de rastos porque estava mesmo a gostar dele.
Sem vontade de fazer nada, com vontade de desaparecer, sem vontade de comer ou fazer o que quer que fosse.
Deixei-me ir abaixo e deixei de fazer as coisas que mais gostava. Desde cozinhar, fotografia e praia. Deixei de sair com amigos e com família.
Andei com um princípio de depressão, bebia demais, até que decidi procurar ajuda externa.
Após várias sessões de psicoterapia, lá consegui regressar lentamente ao que eu era e gostava de fazer. Se bem que de vez em quando a minha auto-estima fica em baixo, eu aprendi uma lição. Temos de gostar de nós antes de gostar de alguém. E não deixar que o que me aconteceu afectar os outros que passam pelo mesmo que eu.
Agora pergunto e espero respostas sinceras: será o exterior (que com os anos desaparece) mais importante que o interior? Será que cada vez mais as pessoas que cujo corpo não seja definido não tem direito a sexo ou amor? A beleza exterior é efémera. A interior não. Digam a vossa opinião.
Comentário de @sedederede:
Há uma preocupação muito grande em ser esteticamente atraente no mundo gay. Mas todos nós, incluindo os esteticamente belos, esquecemos, por vezes, de algo que nos acontece invariavelmente: o envelhecimento.  O culto do corpo tem este senão: os que tendem a não aceitar bem o envelhecimento acabam por desprezar os mais velhos.  Muitos vivem a ilusão da eterna fonte da juventude, procurando mais jovens e belos quando já envelheceram… e encontram interesse e não amor.  E esquecem que também envelhecem (ou não).
Como leitura complementar desta questão, sugerimos o post sobre o sexo na 3ª idade (Concordam que os idosos gays têm sexo melhor do que a juventude?), onde é abordada a questão da estética quando a sociedade considera que já somos “velhos demais” para sermos felizes.
2 meses ago

2 Comments

  1. Vou só fazer uma questão, o facto de ele ter um corpo que, como tu dizes, muitos gostavam de ter, não te influenciou ou captou a tua atenção? Não foi um dos factores que te levou a falar com ele? É porque o teu primeiro comentário ao rapaz é o corpo dele. Se és igual, porque o censuras?

  2. E bem verdade hoje vive se de aparencias…ja me aconteceu …mas muitos tem bons carros boas roupas bom corpo mas na cama sao uma desilusão. ..todos nos temos nossos encantos ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *